O sonho de todo funcionário é passar suas horas de trabalho num local que ele goste e se sinta bem. Nos dias de hoje, é normal que as pessoas passem mais tempo na empresa, com os colegas de trabalho, do que efetivamente em casa ou em outros locais, com a família e com os amigos. Por isso a importância de investir em serviços de bem-estar corporativo.
O mercado anda cada vez mais competitivo e as empresas fazem o que podem para sobreviver. É nessas horas que elas precisam contar com o talento de seus funcionários e com bons níveis de rendimento e tudo isso precisa acontecer, preferencialmente, com baixos custos ou com investimentos que tragam um retorno efetivo.
Então, fica a pergunta: como ter bons níveis de produtividade e se destacar cada vez mais no mercado? Muitas empresas encontraram como alternativa a promoção do bem-estar no ambiente trabalho e obtiveram sucesso.
Segundo Sâmia Simurro, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV):
“a verdadeira relação ganha-ganha nas organizações é a dos programas de qualidade de vida, que devem ser integrados e com ações gerenciadas para atender os interesses e as necessidades dos funcionários. O foco é no bem-estar do indivíduo como um todo, tanto o físico como o emocional.”
Mas quais as melhores alternativas para promover o bem-estar corporativo e trazer bons resultados para sua empresa? Separamos neste artigo 4 opções de serviços de bem-estar corporativo para você colocar em prática e melhorar a qualidade de vida no trabalho.
A palavra laboral vem de labor, que significa trabalho. Portanto, podemos definir ginástica laboral como a prática de exercício que acontece no próprio ambiente de trabalho.
A intervenção dura de 10 a 15 minutos, aproximadamente, e tem que ser conduzida por profissionais especializados e qualificados, que irão compreender as necessidades da empresa e dos indivíduos. De acordo com os estudiosos da área, Mendes e Leite (2004), podemos defini-la como:
Programa de recuperação e manutenção da qualidade de vida e de promoção do lazer, planejada e aplicada no ambiente
de trabalho. Cosma Regina da Silva, educadora física do serviço de medicina preventiva da Unimed Campo Grande, e
numera os vários benefícios dessa prática:
A ginástica laboral trabalha a reeducação postural, alivia o estresse, reduz o sedentarismo, aumenta o foco e ânimo para
o trabalho, melhorando o desempenho profissional e ainda, previne lesões e doenças por traumas cumulativos, como a
LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e o DORT (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho)”.
Estudos demonstram que o estresse pode levar o funcionário ao adoecimento e, consequentemente, promover afastamentos e quedas na produtividade. Estima-se que no Brasil, 3,5% do PIB é perdido com custos relacionados ao estresse no trabalho.
E o número de colaboradores estressados é alto, pesquisas e dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que 70% dos trabalhadores no país estão estressados e 90% da população mundial sofre desse mal.
Dessa forma, as empresas precisam adotar medidas que combatam o estresse laboral, oferecendo momentos de relaxamento e promoção do bem-estar.
A quick massage é um dos serviços de bem-estar corporativo indicados por tratar-se de um procedimento rápido e eficaz. Como o próprio nome sugere, é uma massagem rápida, geralmente com duração aproximada de 8 a 10 minutos por sessão, mas altamente relaxante, oferecendo benefícios que vão da redução da tensão muscular e da fadiga ao aumento da produtividade. Podemos caracteriza-la por:
Massagem realizada nos membros superiores (região cervical, ombros, braços e antebraços, mãos e do dorso até a região
lombar) por profissionais especializados e com equipamento próprio.
O número de brasileiros acima do peso cresce no mundo todo e também no Brasil. A pesquisa Vigitel 2014, do Ministério da Saúde, aponta que 52,5% da população adulta tem sobrepeso e a falta de hábitos saudáveis e o sedentarismo contribuem muito para esse índice.
Para combater o sobrepeso e o sedentarismo, muitas empresas vêm adotando medidas que estimulam a prática de atividades físicas em seus funcionários contratando serviços de bem-estar corporativo.
A Electro, empresa de comércio de eletrodomésticos, é um exemplo de sucesso e oferece uma academia de ginástica de última geração na própria organização. Além do espaço e equipamentos, promove também 15 aulas de ginástica semanais. Já o Grupo Pão de Açúcar, outro bom exemplo, oferece há 19 anos incentivo a grupos de corridas.
Hoje, já são 4.500 inscritos no programa da empresa, que também é organizadora da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, uma das mais famosas provas de rua do Brasil. Renata Gomide, gerente de marketing esportivo do Grupo Pão de Açúcar conta que:
“Estruturamos um programa em que subsidiamos a inscrição em provas de corrida, fazemos acompanhamento médico e nutritivo”. O retorno, apesar de não estatístico, é grande. “O profissional afirma, nas pesquisas internas, que se sente mais motivado e mais valorizado”.
Ainda na temática do sobrepeso, a alimentação é um fator extremamente importante para sua prevenção e combate. Além disso, bons hábitos alimentares evitam o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardíacas.
Sem falar que uma alimentação rica e nutritiva também aumenta o ânimo e a motivação dos colaboradores.
Portanto, o acompanhamento nutricional é uma medida extremamente relevante na busca do bem-estar corporativo, já que essa mudança de hábitos alimentares deve ser guiada por um profissional especializado. O acompanhamento não se trata de uma simples consulta com nutricionistas, podemos defini-lo como
Intervenções para orientar os colaboradores acerca de sua alimentação e conduzi-los na adoção de hábitos saudáveis em
toda a sua vida.
Muitas empresas vêm adotando essa estratégia para a promoção do bem-estar. A FIAT, por exemplo, desenvolveu o programa Nutrição e Saúde da FIAT, que oferece justamente um acompanhamento nutricional a seus funcionários.
Além dos benefícios estéticos, o programa melhora, de forma integral, a qualidade de vida e saúde dos participantes.